LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

13 de nov. de 2009

Lutero e a virgem Maria...

Martinho Lutero escreveu um belo comentário do Magnificat de Maria SSma., em que repetidamente se refere à "doce Mãe de Deus" e exalta a SSma. Virgem nestes termos:


"Ela nos ensina corno devemos amar e louvar a Deus, com alma despojada e de modo verdadeiramente conveniente, sem procurar nele o nosso interesse. Ora, ama e louva a Deus com o coração simples e como convém a quem o louva simplesmente porque é bom; quem não considera mais que a sua pura bondade e só nela encontra o seu prazer e a sua alegria. Eis um modo elevado, puro e nobre de louvar : é bem próprio de um espírito alto e nobre como o da Virgem. Aqueles que amam com coração impuro e corrompido, aqueles que, de maneira semelhante à dos exploradores, procuram em Deus o seu interesse, não amam e não louvam a sua pura bondade, mas pensam em Si mesmos e só consideram quanto Deus é bom para eles mesmos. A religiosidade verdadeira, portanto, é louvor a Deus incondicionado e desinteressado".

"Maria - escreve a seguir Lutero - não se orgulha da sua dignidade nem da sua Indignidade, mas unicamente da consideração divina, que é tão superabundante de bondade e de graça que Deus olhou para uma serva assim tão insignificante e quis considerá-la com tanta magnificência e tanta honra... Ela não exaltou nem a virgindade nem a humildade, mas unicamente o olhar divino repleto de graça.(...) De fato não deve ser louvada a sua pequenez, mas o olhar de Deus" (p.561).

Ao observar aquilo que se realiza nela, nós podemos contemplar o estilo habitual de Deus. Enquanto os homens são atraídos pelas coisas grandes, Deus olha para baixo, para tirar de "um nada, daquilo que é Infimo, desprezado, mísero e morto, algo de precioso, digno de honra, feliz e vivo" (p.547).


A Mãe de Jesus, portanto, aparece em Lutero como o puro reflexo do olhar Divino. Ela não atrai a nossa atenção sobre Si, mas leva-nos a olhar para Deus."... Maria não quer ser um ídolo; não é Ela que faz, é Deus que faz todas as coisas. Deve ser invocada para que Deus, por meio da vontade dela, e faça aquilo que pedimos; assim devem ser invocados também todos os outros santos, dei-xando que a obra seja inteiramente de Deus" (pp.574-575).


Do livro "Maria Mãe dos homens" (Edições Paulinas).

retirado do site comunidade católica shalom

3 comentários:

  1. Rodrigo (rodrigosoma@gmail.com)05/08/2010, 13:27

    JESUS É O ÚNICO MEDIADOR ENTRE DEUS E OS HOMENS. Creio que Maria, enquanto serva como todos nós, apesar da graça que lhe foi concedida de ter sido mãe de Jesus não deve ser exaltada dessa forma. Busquem apenas a Jesus e leiam a Bíblia. Quem pagou o preço pelos nossos pecados na cruz foi JESUS. Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir
  2. Maria é a mãe de Jesus! e nós católicos não adoramos Maria, nós a amamos!Um detalhe, nodia que nossos irmãos protestant descobrirem a grandeza de Maria vão amá-la mais do que nós!
    Maria estar em nosso meio. Maria lutará por nós na Batalha Final...E todos aqueles que não estiverem unido com Maria perecerá.
    Não existe Jesus sem Maria, nem Maria sem Jesus!!
    Amém!!!
    Quanto a você Rodrigo vá se informar melhor a respeito de Maria, leia mais sobre o que diz os grandes santos e doutores da Igreja de Cristo.
    David Rodrigues RCC de Palestina - AL

    ResponderExcluir
  3. Ela é a serva escolhida, perfeita...e nós somos servos q a seguem...Ela é o canal q nos leva até Jesus...Nós só amamos verdadeiramente aquilo que conhecemos....que tal conhecer um pouco sobre Maria...Aí sim vc pode dar sua opinião...Maria Mãe de todos nós...foi o próprio Cristo que falou...Amigos é muito simples....Fale com ela, peça a ela...e depois me conto...Beijos no coração de todos...e SALVE MARIA.....

    ResponderExcluir