LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

3 de out. de 2011

Dois Católicos são assassinados no Iraque

Cidade do Vaticano, 03 out-2011 (RV) – Dois crimes contra a comunidade cristã de Kirkuk, ao norte de Bagdá, foram registrados no fim-de-semana– mas somente hoje noticiados pela agência AsiaNews – e tiveram como alvo dois membros de igrejas locais, que acabaram assassinados.

Na noite de ontem, Bassam Isho, 30, católico e funcionário de um restaurante no bairro de Muthana, foi assassinado a tiros, disparados por um grupo ainda não identificado.

Na última sexta-feira, na periferia de Kirkuk, foi encontrado às margens da rodovia para Bagdá, o corpo de Emmanuele Hanna Polos, 61, cristão, também assassinado a tiros.

Os homicídios do fim-de-semana são os últimos episódios de uma longa faixa de sangue e violência: em agosto, bombas explodiram na igreja de São Efrem, também em Kirkuk. Poucos dias antes, uma bomba automática eclodiu em frente à igreja Sírio-católica da Sagrada Família, deixando 15 feridos.

Os cristãos no Iraque estão se tornando cada vez mais o alvo principal do fundamentalismo islâmico ainda ativo e, ao mesmo tempo, também são vítimas de rixas locais.

Kirkuk tem 900 mil habitantes, as jazidas de petróleo mais importantes do Iraque e há muito tempo está no centro de um conflito étnico e político entre árabes, turcomanos e curdos. Os curdos querem que a cidade seja anexada ao Curdistão, enquanto árabes e turcomanos apoiam a atual ligação com o governo central do Iraque. (RB)



fonte:http://www.oecumene.radiovaticana.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário